Município de Holambra

Município de Holambra

Localizada na microrregião de Campinas, Holambra foi fundada em 27 de outubro de 1991 e é um dos 29 municípios paulistas considerados Estâncias Turísticas pelo Estado de São Paulo, conforme requisitos previstos em legislação estadual. O território tem relevo relativamente plano e é banhado pelo rios Jaguari, Camanducaia e Pirapitingui.

Em decorrência da devastação causada pela 2ª Guerra Mundial, o governo neerlandês estimulou a imigração de uma parte da população para países como Austrália, Brasil, Canadá e França. O Brasil foi o único a permitir a vinda de grandes grupos católicos e foi assim que os primeiros imigrantes provenientes da província de Brabante do Norte estabeleceram-se na antiga Fazenda Ribeirão em São Paulo.

Eles fundaram em 14 de julho de 1948 a colônia Holambra I e a Cooperativa Agropecuária Holambra, com o objetivo de produzir leite e laticínios. Dois anos mais tarde, com a chegada um novo grupo de neerlandeses, a colônia iniciou a produção de flores.

Atualmente com 13 mil habitantes, Holambra é conhecida nacionalmente como a Cidade das Flores e destaca-se como o maior centro de produção de flores e plantas ornamentais da América Latina, ofertando mão de obra qualificada e sendo responsável por 80% da exportação e 40% da produção do setor no Brasil.

Desde 1981 a cidade sedia a Explora, a maior e mais tradicional exposição de flores e plantas ornamentais do país. Realizada sempre no mês de setembro, quando é celebrado o início da Primavera, o evento atrai mais 300 mil visitantes à cidade. Além de fomentar a economia da cidade, a Expoflora tem como intenção resgatar aspectos culturais e sociais da comunidade local e divulgar o trabalho desenvolvido pelos filhos dos primeiros imigrantes nas atividades rurais do município.

Outro símbolo da cidade, o Moinho Holandês de Holambra, chamado Povos Unidos, tem 38,5 metros de altura e pesa mais de 90 toneladas, sendo considerado o maior da América Latina. Construído em 2008, ele é uma réplica fiel de um tradicional moinho holandês moedor de grãos e contém em seu interior uma cápsula do tempo. Nela foram depositadas mensagens da população holambrense que serão reveladas em 100 anos, exatamente em 12 de julho de 2108.