Esgoto

O sistema de esgotamento sanitário de Holambra é formado por redes coletoras, interceptores, emissários de recalque e uma Estação de Tratamento (ETE). Seguindo os padrões do modelo de “Separador Absoluto”, o sistema mantém canais de captação diferentes para águas pluviais e esgoto residencial.

O sistema atual apresenta 90% da população urbana atendida com serviços de coleta e afastamento de esgoto. Já o tratamento do esgoto alcança a margem de 100% de toda a produção.

Ligação interna

É importante esclarecer que a água da pia da cozinha, do tanque de lavar roupas, do chuveiro e dos aparelhos sanitários deve ser direcionada para a rede interna de esgoto de sua residência. No momento em que todo esse volume de água passa pela caixa de inspeção inicia-se o processo de coleta do esgoto doméstico, a partir daí a responsabilidade do sistema é da Águas de Holambra.

Confira na ilustração se sua rede de esgoto está instalada de forma correta:

esquema-ligacao-interna-esgoto

Cuidados com a rede de esgoto

  • Não jogue papel higiênico, absorventes higiênicos, cotonetes, preservativos, fios de cabelo, embalagens de sabonetes ou qualquer outro objeto nas redes de esgoto.
  • Mantenha uma peneirinha no ralo da pia da cozinha. Ela impede que outros materiais provoquem entupimento na rede de esgoto.
  • Não jogue lixo no vaso sanitário. Tenha sempre ao lado dele um cesto de lixo.
  • Mantenha sempre a caixa de gordura em condições adequadas.
  • Não faça ligação de água de chuva na rede de esgoto. Além de receber um volume de água (água de chuva) não previsto, são lançados na rede resíduos provenientes da varrição dos quintais (areia e folhagens) que, enroscados em algum ponto do coletor, irão provocar o entupimento.