Operação vai potencializar a eficiência e dobrar a capacidade do sistema

Garantir que o abastecimento acompanhe o desenvolvimento do município para os próximos anos com qualidade e regularidade é uma das principais metas da Águas de Holambra, neste sentido, a concessionária tem investido cada vez mais em melhorias de todo o sistema de saneamento. A próxima etapa do programa acontece neste final de semana (9 e 11/08) e contempla a execução de um projeto de modernização e ampliação do sistema de captação de água bruta Lago do Holandês.

O projeto planejado pela área de Operações contempla a substituição das tubulações das bombas existentes por diâmetros maiores. Além disso, será implantado mais um equipamento reserva, totalizando três maquinários, agregando maior segurança operacional ao processo.

Entre os benefícios atrelados com a execução desta fase do programa, destaca-se a ampliação da capacidade de captação do sistema, que hoje apresenta a vazão de 50 litros por segundo e após as intervenções poderá aduzir até 100 litros por segundo de água bruta.

A intervenção envolve duas etapas de execução, sendo a primeira com início programado para às 22h30 da sexta-feira (9) e conclusão às 4h do sábado (10). A segunda fase acontece a partir das 22h30 do sábado (10) e termina às 4h do domingo (11). Devido à complexidade da operação, as obras foram planejadas para acontecer no período noturno, tendo em vista minimizar os impactos e interferências às atividades, no entanto, poderá ocorrer neste intervalo episódios pontuais de desabastecimento e/ou baixa pressão.

Segundo o gerente de Engenharia e Operações, Valdir Alcarde Junior, o projeto representa mais uma importante ação para garantir que o sistema opere com constante eficiência.

“Continuamente, pesquisamos metodologias e investimos em recursos que visam assegurar que os sistemas operem com máxima eficiência, não só agora, mas também no futuro. Nessa etapa, estamos focando em aprimorar os procedimentos da captação e modernizar toda a parte de equipamentos”, reforça Alcarde.