A Águas de Holambra inova e faz ligação de água utilizando método não destrutivo. O trabalho foi realizado na Avenida Rota dos Imigrantes. A iniciativa possibilitou a execução do serviço sem comprometer o pavimento da via, que além de ser uma das principais entradas do município, acabou de ganhar novo asfalto devido às obras de remodelação que estão sendo realizadas em toda a sua extensão. Essa é a primeira vez que o método é utilizado no município.

O método não destrutivo (MND) é uma tecnologia que permite a instalação de rede de infraestrutura sem que haja prejuízo ao ambiente ou para a rotina da cidade.  Essa tecnologia de travessia subterrânea evita a abertura de valas para a instalação de tubulações.

Segundo o engenheiro Alan Willian Pedra, coordenador da Águas de Holambra, o equipamento utilizado é exclusivo para ligações de água. “Primeiramente é feito um mapeamento do subsolo para identificação da rede e possíveis obstáculos, evitando a ruptura de redes existentes de abastecimento de água e de rede de esgoto. Em seguida, a máquina faz um furo-piloto com uma perfuratriz, por rotação e injeção de ar. O furo direcional, de aproximadamente 10 metros, atravessa a rua, subterraneamente, e permite que seja feita a ligação de rede no canteiro central, sem abertura de valas ou danificação do pavimento”, explica Pedra, acrescentando que a ligação foi realizada com sucesso e sem que houvesse a necessidade de interdição no trânsito de veículos.